COVID-19 VS ECONOMIA (RESUMO LIVE)

Heitor Ambrósio

19/04/20 13h47

Resumo da “LIVE” do dia 17/04/20 com o Dr. Dorivaldo Adão sobre questões do Covid-19 vs Economia (Guia)

INTRODUÇÃO

PONTO 1 – PROF. DORIVALDO COMO ESTÁ A QUESTÃO DO CORONAVÍRUS NO PAÍS? AS POLÍTICAS DE ISOLAMENTO? CASOS CONFIRMADOS, MORTES E CURADOS? (Resposta no resumo do Dr. Dorivaldo).

TEMOS QUE LOUVAR A DECISÃO RÁPIDA DO CHEFE DO EXECUTIVO E DA SUA AUXILIAR, A MINISTRA DA SAÚDE!

PORQUE ESSA PANDEMIA VAI OU ESTÁ AFETANDO, EM MINHA OPINIÃO, (4) ÁREAS:

A POLÍTICA: QUE TEM A VER COM QUESTÕES ELEITORAIS!

A MILITAR: SE OS JOVENS TODOS FICAREM DOENTES, QUEM VAI DEFENDER O PAÍS… O JOVEM É A RESERVA DO PAÍS…

A ECONOMIA: A ECONOMIA PARA PORQUE AS EMPRESAS FECHAM. POR MAIS QUE HAJA PRODUÇÃO NO CAMPO, INFELIZMENTE O PODER DE COMPRA CAI…

A SOCIAL: PERCA DE EMPREGO E NÃO SÓ… (EMPRESAS FECHANDO…)

ENTÃO SÃO MILHÕES E MILHÕES QUE OS GOVERNOS DEVEM OU DEVERÃO GASTAR, E ISSO SÓ AGRAVA O DÉFICIT E A ANTERIOR CRISE (A ECONÔMICA)…

ECONOMIA

PONTO 2 – OLHE, O PROF. OREIRO DE UMA DAS UNIVERSIDADES MAIS PRESTIGIADAS DO BRASIL,  A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NA QUAL ESTUDEI, DISSE O SEGUINTE:

A FÓRMULA MAIS ELEMENTAR A NÍVEL MICROECONÔMICO DO PRINCÍPIO DA DEMANDA EFETIVA É O SEGUINTE:

“O GASTO DE UM AGENTE É A RENDA DE OUTRO, SE O PRIMEIRO REDUZIR O SEU FLUXO DE GASTO, O OUTRO IRÁ SE DEPARAR COM UMA REDUÇÃO DO SEU FLUXO DE RENDA. OU SEJA, SE O SETOR PÚBLICO GASTAR MENOS, ENTÃO O SETOR PRIVADO IRÁ GANHAR MENOS”.

ESTE ARGUMENTO TROUXE-ME AS SEGUINTES REFLEXÕES:

I – AUSTERIDADE, AGENDA DO GOVERNO E AJUSTAMENTO

PONTO 3 – AUSTERIDADE E FIM DA AGENDA DOS GOVERNOS (A QUESTÃO DA AUSTERIDADE):

COM O APARECIMENTO DO CORONAVÍRUS ESSA AGENDA ESTÁ ULTRAPASSADA.

É PRECISO UM AJUSTAMENTO – AUMENTAR OS GASTOS DOS GOVERNOS

  • OPÇÃO A: SEJA NA FORMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA.
  • OPÇÃO B: SEJA NA FORMA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO PARA AS EMPRESAS SALDAREM OS SALÁRIOS COM TAXAS DE JUROS DE MÉDIO OU LONGO PRAZO… PARA ISSO A TAXA DE JUROS DEVE BAIXAR…
  • OPÇÃO C: A TERCEIRA OPÇÃO E UM POUCO ARRISCADO É SE ENDIVIDAR… NÃO HÁ OUTRA FÓRMULA MÁGICA PARA O ATUAL MOMENTO, EM OPINIÃO, PORQUE A POLÍTICA DE AUSTERIDADE ACABOU…

 PORÉM, PRECISAMOS CONTINUAR A INCENTIVAR A BOA GESTÃO DO ERÁRIO PÚBLICO, ALOCANDO GESTORES COMPETENTES E QUE DOMINAM OS SEUS SETORES.

PONTO 4 – II – AGORA A AGENDA DEVE SER KEYNESIANA OU PÓS-KEYNESIANA

A AGENDA ECONÔMICA DO FMI (ATENÇÃO, APENAS A AGENDA ECONÔMICA) OU DO CONSENSO DE WASHINGTON NESSA ALTURA SERÁ CATASTRÓFICA…

O GOVERNO PRECISA RAPIDAMENTE RECONHECER A AGENDA KEYNESIANA (SEI QUE EXISTEM IMPLICAÇÕES POLÍTICAS, MAS…).

PRECISMOS RECONHECER QUE O GOVERNO FOI BEM NA ANTECIPAÇÃO DA POLÍTICA DE ISOLAMENTO SOCIAL, DAÍ OS MEUS PARABÉNS AO EXECUTIVO, MAS FALTA O RECONHECIMENTO RÁPIDO DA AGENDA KEYNESIANA, POIS ENTENDO QUE ESTA AGENDA ESTÁ MUITO DEVAGAR…

EXEMPLO DO CORONA VAUCH:

O GOVERNO PRECISA IMPLEMENTAR UM TAL DE CORONA VAUCH O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL (AJUDAR OS MAIS CARENTES…).

[…] POIS ESSAS PESSOAS NÃO TRABALHAM OU NÃO ESTÃO TRABALHANDO E A “RENDA DESTES TRABALHADORES VAI PARA ZERO (0)”.

ENTÃO O GOVERNO PRECISA DE MEDIDAS ECONÔMICAS CONTRARIAS AOS ADOTADOS ATUALMENTE…

A QUESTÃO DO PICO:

AGORA QUE VAMOS ENTRAR NO PICO (ÉPOCA DE FRIO), APESAR DO LENTO CONTÁGIO DEVIDO TAMBÉM AO ISOLAMENTO SOCIAL, SE NO PICO AUMENTAR ENORMEMENTE, AÍ VAI SER PRECISO IMPLEMENTAR UM “LOCKDOWN” (ISOLAMENTO OBRIGATÓRIO) OU ATÉ MESMO UM “KNOCK DOWN” (DESLIGAMENTO TOTAL) NAS RUAS, O QUE É UMA MEDIDA MAIS RÍGIDA, PIORANDO A QUESTÃO SOCIAL…

III –  BANCO CENTRAL

PONTO 4 – É NECESSÁRIO VENDAS DE TÍTULOS DO TESOURO PARA O BC NO SENTIDO DE FINANCIAR O DEFICIT PORQUE NUMA SITUAÇÃO DE INCERTEZA, A PREFERENCIA PELA LIQUIDEZ É MUITO ALTA, ISSO PODE DIFICULTAR O TESOURO NA VENDA DE SEUS TÍTULOS NO MERCADO E, ASSIM, FINANCIAR O DEFICIT… ALÉM DO MAIS, SE OS BANCOS COMERCIAIS COMPRAREM ESSES TÍTULOS POR UMA TAXA MENOR, HAVERÁ UMA ENORME CHANCE DESTES SE APODERAREM DESSA PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ (ACONTECEU NOS EUA NA CRISE DE 2008)… NO ENTANTO, A OUTRA FORMA, E QUE TAMBÉM ACHO INTERESSANTE, É PASSAR ESSA LIQUIDEZ PARA OS BANCOS PÚBLICOS, NO CASO DE ANGOLA NO BPC, BCI OU O BDA, SENDO ESTE ÚLTIMO UM BANCO ESPECIALIZADO NA CEDÊNCIA DE CRÉDITO PARA IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO…

MAS, AINDA ENTENDO QUE A MELHOR FORMA É VENDER DIRETAMENTE PARA O BANCO CENTRAL DE FORMAS A CONTINUAR A FINANCIAR O SEU DEFICIT…

ESSA DOTAÇÃO PARA MIM TALVEZ SEJA A MAIS IMPORTANTE ANTES DE SE FAZER UM EMPRÉSTIMO.  E NESSE CASO O BC APENAS TENTA GERIR A LIQUIDEZ NA ECONOMIA… É LOGICO QUE TENS A CONTA DE JUROS, MAS O CAMINHO É ESTE…

DESTA FORMA O GOVERNO CONSEGUE ARRECADAR POR MEIO DA VENDA DE TÍTULOS E, ASSIM, FINANCIAR O DEFICT, POR FORMAS A ACUDIR A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA, ETC. E NO CASO DA CEDÊNCIA DE CRÉDITO DOS BANCOS PÚBLICOS, EMPRESTAR PARA O CAPITALISTA INDUSTRIAL SALDAR A CONTA SALÁRIOS…

ENTÃO, É UM GASTO NECESSÁRIO DOS GOVERNOS NO SENTIDO DE SE ENFRENTAR ESSES PROBLEMAS ECONÔMICOS VINDOS DESSA PANDEMIA… DESSA MANEIRA OS GOVERNOS PODEM ENFRENTAR O PROBLEMA NO SENTIDO DE SE TRAVAR O TAMANHO DA CRISE, SEJA NA FORMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA, SEJA NA FORMA DE CEDÊNCIA DE CRÉDITO PARA PAGAR SALÁRIOS…

ENTÃO, NÃO SEI SE A AGENDA LIBERAL ADOTADA ATUALMENTE PELA MAIORIA DOS PAÍSES, INCLUINDO ANGOLA, AJUDARIA NESSA CRISE…

E OUTRO, É PRECISO QUE A NOSSA “RENDA OU PIB PER CAPITA CRESÇA NO PRÓXIMO MOMENTO…

PIBPERCAPITA2018 = 3.5 (3.500.00 USD)

PIBPERCAPITA2019 = 2.4 (2.400.00 USD)

VARIAÇÃO: 0,68 (O BOM SERIA 1% OU SUPERIOR, INDICANDO IGUALDADE OU AUMENTO DO PIB PER CAPITA, QUE É O CONSIDERÁVEL, NÉ! MOSTRA QUE OUVE CRESCIMENTO ECONÔMICO, JÁ QUE A POPULAÇÃO CONTINUA CRESCENDO NUMA VARIAÇÃO DE 2% A 3%, OBSERVE OS DADOS DA MINHA TESE (DISPONÍVEL EM: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35562).

MAS A INQUIETAÇÃO É ESTA, A QUESTÃO DAS RESTRIÇÕES QUE NÃO AJUDAM NO CRESCIMENTO ECONÔMICO.

IV – CAMBIO

PONTO 5 – QUER RESOLVER O CÂMBIO?

É PRECISO O PAÍS VOLTAR A TER UM SUPERAVIT PRIMÁRIO, LOGO O PAÍS PRECISA EXPORTAR MAIS E CRESCER…

ENTÃO, É IMPERIOSO EXPORTAR O MÁXIMO DE “COMMODITIES” PARA O CÂMBIO SE APRECIAR (OU SEJA, A MOEDA NACIONAL SOFRER ALTERAÇÃO POSITIVA EM RELAÇÃO A MOEDA ESTRANGEIRA…), O PODER DO KZ NO MERCADO INTERNO OU NACIONAL…

V – RELAÇÃO DÍVIDA PÚBLICA/PIB

PONTO 6 – A RELAÇÃO DÍVIDA PÚBLICA/PIB DEVE SER ANALISADO PELO “PAGAMENTO DA TAXA DE JUROS”…

SE É DE CURTO, MÉDIO OU LONGO PRAZO, ISSO JÁ É UMA QUESTÃO DE BARGANHA DO GOVERNO ANGOLANO COM SEUS FINANCIADORES COMO O “FMI”, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSA DÍVIDA TEM ORIGEM EXTERNA…

É EVITAR SER DEVEDOR EM DÓLARES, OU SEJA, EVITAR QUE A SUA “DÍVIDA EXTERNA EM USD DEVE SER SUPERIOR AS RESERVAS INTERNACIONAIS”.

PORQUE SE O CÂMBIO SE APRECIAR, A DÍVIDA DO GOVERNO EM KZS AUMENTA TAMBÉM. DAÍ A IMPORTÂNCIA DAS RESERVAS INTERNACIONAIS…

AO CONTRARIO, “SE HÁ DEPRECIAÇÃO DO CÂMBIO, ENTÃO AS RESERVAS EM KZS DO GOVERNO AUMENTAM”… ISSO É BOM… PORQUE O MELHOR É FAZER DESPESAS EM KZS…

PENSO QUE A VANTAGEM É ENORME, TANTO É QUE HÁ PAÍSES QUE IMPRIMEM A SUA PRÓPRIA MOEDA…

VOCÊ NÃO VAI IMPRIMIR DÓLAR NUNCA!

OS GOVERNOS AFRICANOS ESTÃO ESPERANDO O QUE PARA IMPRIMIR SUAS PRÓPRIAS MOEDAS?!

Com algum acréscimo, porém é este o resumo da Live do dia 17/04 do corrente ano com o Dr. Dorivaldo Adão, professor de economia, coordenador do curso de economia da Universidade Jean Piaget de Angola, professor do CIS e assíduo comentarista em assuntos econômicos nas mídias de Angola. 

 

 

 

 

 

Uma consideração sobre “COVID-19 VS ECONOMIA (RESUMO LIVE)”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: